Ação Colaborativa do AEE

Atendimento Educacional Especializado

Ação suplementar desenvolvida na escola sendo um dos serviços da Educação Especial destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. Neste ano nessa unidade escolar são atendidos estudantes com diagnóstico de diferentes deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, alguns estão sendo acompanhados na categoria de “estudo de caso”, pois se tem uma hipótese de configurarem público alvo para esse serviço, mas ainda não tem diagnóstico concluído. Até o presente momento não foi identificado na unidade escolar nenhum aluno com altas habilidades/superdotação.
Este serviço funciona de segunda a sexta feira, no período da manhã das 7h às 12h desempenhado pelo professor Augusto Santos Silva e no período da tarde das 13h as 18h pela professora Gilma dos Santos Souza, ambos tem o cargo de professor de educação especial.
Nesta unidade o atendimento ocorre de três formas diferentes:
Itinerância – A partir da observação em sala de aula do aluno atendido, o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), organiza as devolutivas necessárias, compartilha com Equipe Gestora e professor da sala de aula comum, com orientações do trabalho a ser desenvolvido pelo professor da classe.
Ação Colaborativa – Consiste em planejamento e prática pedagógica conjunta com o professor da sala de aula comum envolvendo todos os alunos da classe, com o propósito de atender o aluno público alvo do Atendimento Educacional Especializado.
Contraturno – Ações desenvolvidas na sala de recursos no período contrário à sala de aula comum, podendo ser atendimentos individuais ou em grupo dependendo do plano de atendimento para o aluno.

O professor do AEE elabora Plano de Atendimento Individualizado, indica recursos, equipamentos e apoios mais adequados para que possam eliminar barreiras que impedem o aluno de ter acesso ao que lhe é ensinado na sua turma da escola comum, garantindo a participação no processo escolar e na vida social em geral, segundo suas capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário