Atendimento
Educacional Especializado
Ação suplementar desenvolvida na
escola sendo um dos serviços da Educação Especial destinado aos alunos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas
habilidades/superdotação. Neste ano nessa unidade escolar são atendidos
estudantes com diagnóstico de diferentes deficiências e transtornos globais do
desenvolvimento, alguns estão sendo acompanhados na categoria de “estudo de
caso”, pois se tem uma hipótese de configurarem público alvo para esse serviço,
mas ainda não tem diagnóstico concluído. Até o presente momento não foi
identificado na unidade escolar nenhum aluno com altas
habilidades/superdotação.
Este serviço funciona de segunda a
sexta feira, no período da manhã das 7h às 12h desempenhado pelo professor
Augusto Santos Silva e no período da tarde das 13h as 18h pela professora Gilma
dos Santos Souza, ambos tem o cargo de professor de educação especial.
Nesta unidade o atendimento ocorre de
três formas diferentes:
Itinerância –
A partir da observação em sala de aula do aluno atendido, o professor do
Atendimento Educacional Especializado (AEE), organiza as devolutivas
necessárias, compartilha com Equipe Gestora e professor da sala de aula comum, com
orientações do trabalho a ser desenvolvido pelo professor da classe.
Ação Colaborativa –
Consiste em planejamento e prática pedagógica conjunta com o professor da sala
de aula comum envolvendo todos os alunos da classe, com o propósito de atender
o aluno público alvo do Atendimento Educacional Especializado.
Contraturno –
Ações desenvolvidas na sala de recursos no período contrário à sala de aula
comum, podendo ser atendimentos individuais ou em grupo dependendo do plano de
atendimento para o aluno.
O professor do AEE elabora Plano de
Atendimento Individualizado, indica recursos, equipamentos e apoios mais
adequados para que possam eliminar barreiras que impedem o aluno de ter acesso
ao que lhe é ensinado na sua turma da escola comum, garantindo a participação
no processo escolar e na vida social em geral, segundo suas capacidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário